Espécies nativas brasileiras e receitas nacionais agora compõem um grande banco de dados internacional, o Biodiversidade para Alimentação e Nutrição

O projeto internacional BFN – Biodiversidade para Alimentação e Nutrição, organização sem fins lucrativos liderada pelo Environment Facility – GEF; em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações brasileiro, acaba de lançar a ferramenta Biodiversidade & Nutrição (http://sibbr.gov.br/areas/index.php?area=uso&subarea=alimentacao-e-nutricao). A ideia é que ela se torne um grande banco de dados dos nossos ingredientes nativos e receitas nacionais. Cada produto é registrado com suas composições em macronutrientes, vitaminas e minerais. Para a estreia foram compilados mais de 150 alimentos.

A novidade, que faz parte da plataforma SiBBr – Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira, prevê que até julho o sistema agregue o dossiê de mais 70 espécies nativas, além de catalogar cerca de 300 receitas que colocam em destaque esses insumos típicos da flora brasileira.

Todos os dados e receitas foram desenvolvidos pelas universidades e institutos de pesquisa parceiros do BFN. O objetivo é chamar atenção para o fato de que, apesar de o Brasil ter a maior diversidade do planeta – cerca de 20 % do total mundial –, boa parte dessa riqueza é ainda subutilizada.

O sistema pretende estimular a ampliação do uso de plantas nativas, inclusive aquelas já conhecidas e comercializadas por populações locais e regionais, mas que têm pouca penetração no mercado nacional e internacional. Para chegar lá, defende, o caminho é mais conhecimento, documentação e divulgação.

Além do Brasil, o BNF atua no Quênia, Sri Lanka e Turquia em prol do bem estar humano por meio da nutrição, sustentabilidade e biodiversidade.

Foto: Abiú (Alexandre Schneider)

BFN Brasil – Biodiversidade para Alimentação e Nutrição
https://www.facebook.com/BFNBrasil-149017735737181/

BFN – Biodiversity for Food Nutrition
http://www.b4fn.org