Eventos

Carregando Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já passou.

Fórum Brasil a Gosto: saber para resistir, resistir para preservar

14 de maio @ 14:00 - 20:30

R$45,00
Quilombo ivaporanduva

Fórum Brasil a Gosto: saber para resistir, resistir para preservar

A maior riqueza da cozinha brasileira é a sua diversidade, espelho do nosso povo e da nossa história. A ancestralidade que exala dos nossos temperos e nosso jeito de fazer comida nos conta da resistência em manter vivo esse saber de quem conhece o alimento desde que ele é semente plantada na lua certa, até quando vira manjar servido pra representar afeto.

Este evento é uma das ações da frente de trabalho #pelacozinhaquilombola, criada e mantida pelo Instituto Brasil a Gosto em parceria com instituições, chefs e jornalistas que entendem que é na preservação desses saberes que poderemos dar o devido reconhecimento às contribuições da população negra que, há séculos, garante de uma forma ou de outra, que tenhamos comida na mesa de todos os brasileiros.

Com este I Fórum Brasil a Gosto, queremos ampliar o debate, aumentando a complexidade de olhares sobre esses temas e, sobretudo, unir forças para resgatar e compartilhar conhecimento de comunidades em risco e que há anos carrega a tradição em suas receitas e cuidados com a terra.

Este evento não tem fins lucrativos. A renda obtida com a venda de ingressos será usada para custear a viagem a São Paulo das lideranças dos Quilombos de Ivaporunduva e Nhunguara que integrarão as mesas de debate.

Queremos que mais e mais pessoas tenham contato com essa cultura que é tão fundamental na compreensão da nossa cozinha e ainda tão pouco valorizada no país. Vamos juntos trabalhar #pelacozinhaquilombola? Participe!

Se, além do seu ingresso, você quiser doar uma quantia a esse projeto, basta escolher um ingresso com o valor que você acha que essa iniciativa merece.

(Fotos: Midia Ninja)

PROGRAMAÇÃO

13h15: Credenciamento + ativações #pelacozinhaquilombola

14h: Abertura – Bel Coelho, Patty Durães e Wlisses Reis

14h30: Daqui de onde vemos: o quilombo como mecanismo de resistência, com Wally Rodrigues, socióloga e pesquisadora

15h: Toda Cozinheira é uma Benzedeira, com Elvira da Silva, liderança do Quilombo de Ivaporunduva e Tanea Romão, do Kitanda Brasil. Mediação: Paty Durães

15:45h: Intervalo

16h15: Cultivar é o que nos alimenta: a Roça de Coivara, com Rosana de Almeida, agricultora e liderança do Quilombo de Nhunguara; Ieda de Matos, da Casa de Ieda. Mediação: Raquel Pasinato, do Instituto Socioambiental

17h: Empreendedorismo gastronômico negro na cidade, com Aline Araújo, do Chermoula Gastronomia e Priscila Moraes, do Kitanda das Minas. Mediação: Larissa Januário

17h45: Estudar ou ficar na roça? Desafios para as novas gerações nos quilombos, com Elvira da Siva e Rosana de Almeida, lideranças das Comunidades Quilombolas do Vale do Ribeira. Mediação: Priscila Sabará

18h30: Gastronomia Periférica: o Aquilombamento Acabou?, com Edson Leite

e Adelia Rodriguez. Mediação: Monica Rangel

19h: Encerramento: chef Guga Rocha

19h30: Degustação guiada de preparos e ingredientes das Comunidades Quilombolas do Vale do Ribeira, com Elvira, liderança do Quilombo de Ivaporunduva; Rozana, liderança do Quilombo de Nhunguara; (ingresso a parte)

CANCELAMENTOS E REEMBOLSOS

O Instituto Brasil a Gosto reserva-se o direito de alterar as datas ou cancelar o evento, caso o número de participantes não atinja o mínimo previsto, avisando os participantes com antecedência.

Detalhes

Data:
14 de maio
Hora:
14:00 - 20:30
Preço:
R$45,00
Evento Categoria:

Organizador

Instituto Brasil a Gosto
Telefone:
+55 (11) 97087-8109
E-mail:
contato@brasilagosto.org
Website:
www.brasilagosto.org

Local

Instituto Brasil a Gosto
Avenida Liberdade, 654
São Paulo, São Paulo 01502-001 Brazil
+ Google Map
Telefone:
+55 (11) 97087-8109
Website:
www.brasilagosto.org