#PovosdaFloresta defende a proteção do patrimônio ambiental do país e a defesa dos direitos dos povos indígenas e populações tradicionais

Rafaela Polo

Em 2019 o Instituto Socioambiental, uma das principais organizações ambientalistas e indigenistas do Brasil, completa 25 anos. Para celebrar o marco, a instituição, que defende os direitos dos povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos e demais populações tradicionais, assim como seu território, lançou a campanha: #PovosdaFloresta.

O movimento é protagonizada por 25 lideranças de nove povos indígenas da Amazônia, comunidades quilombolas do Vale do Ribeira (SP) e ribeirinhas da Terra do Meio, no Pará. A ideia é homenagear aqueles que que protegem as florestas no dia a dia, com seu trabalho e dedicação à terra. “Se a floresta, ou a natureza de maneira geral, é nosso passaporte, enquanto país, para algum futuro, os povos que vivem nela são seus verdadeiros guardiões”, diz André Villas-Bôas, secretário-executivo do ISA, em comunicado oficial. “Temos que valorizar a enorme contribuição destas comunidades para o equilíbrio ecológico do planeta”.

Assista ao vídeo manifesto:

Apoie as florestas. Não as deixe morrer.