Em texto publicado na Folha de S. Paulo, chef faz um balanço do programa, com o qual ajudou a capacitar 1.600 merendeiras da rede de ensino estadual

Rafaela Polo

Foto: Rogério Gomes

O jornal Folha de S. Paulo publicou um texto da chef Janaína Rueda sobre o fim (abrupto) de seu trabalho de três anos à frente do Cozinheiros Pela Educação, projeto que ela mesma ajudou a criar em 2016.

Há três anos, Janaína foi convidada pelo então secretário de Educação do Estado de São Paulo, José Renato Nalini, para auxiliar na reformulação da merenda escolar. No fim de 2018, ela conta, o projeto foi sendo deixado de lado, capacitações foram desmarcadas e e o cardápio foi transformado sem envolvimento da equipe responsável.

<o projeto Cozinheiros pela Educação> é baseado em dois pilares. O primeiro, a definição de um cardápio, com o apoio da equipe de nutricionistas da Educação, feito a partir da tradição culinária paulista, de inquestionável exuberância de sabores e riqueza nutricional. Comida que comíamos na casa a avó: feijoada, cuscuz, peixada, picadinho, macarrão com sardinha, moela, estrogonofe. O segundo, o foco nas merendeiras: aquelas mulheres que preparam mais de 2,5 milhões de refeições por dia nas escolas e que precisavam receber reforço na capacitação para tonar a experiência alimentar mais prazerosa. (…)

Estou aqui para ajudar a transformar a alimentação das nossas crianças e sigo à disposição para continuar com este objetivo. Enquanto a merenda não se tornar política de Estado, e não apenas do governo, temo que ações como as que fizemos sejam acontecimentos efêmeros e vamos viver sempre como um barco em que o capitão não sabe pra onde ir e muito menos aonde quer chegar e no fim ele naufraga.

Foto: Rogério Gomes

Temo muito pela continuidade de uma política de alimentação escolar arrojada e ousada – embora seja triste saber que comer com qualidade, no Brasil, seja um gesto de ousadia”, escreve ela em texto enviado ao Instituto Brasil a Gosto e publicado hoje na Folha.

Em sua conta no Instagram, Janaina compartilhou mais dados e avisou que está se afastando do Cozinheiros pela Educação. “Hoje é um dia muito triste. Estou me afastando temporariamente do meu lindo projeto Cozinheiros pela Educação, com orgulho no peito ,mas tristeza no coração. Foram quase 4 anos como voluntária até chegar em 2.500.000 alunos em toda a capital do Estado de São Paulo com cardápio in natura, treinei pessoalmente 1.600 merendeiras, visitei escolas, trabalhei bastante. (…)  Deixo aqui o legado. Transformar a merenda é super possível, não somente nutricional, ela precisa contar a história do nosso estado. (…) Sigo em outros projetos pessoais e fico à disposição para ajudar quando resolverem voltar ao meu cardápio in natura. Agora eu preciso cuidar de mim, preciso partir. Compartilhem, cobrem e lutem. Não deixem o retrocesso tomar conta de um projeto dessa magnitude”, escreveu na publicação.

https://www.instagram.com/p/BuYmeNlhkPy/

Tentamos entrar em contato com a Secretária da Educação do Estado de São Paulo sobre a atual situação do projeto, mas até o momento não obtivemos resposta.

Leia o texto completo clicando aqui.