Na quarta-feira, 2 de maio, com a sala do Instituto Brasil a Gosto lotada, o mestre queijeiro Bruno Cabral inaugurou a temporada de cursos do Instituto Brasil a Gosto.

Recebidos com polvilhos coloridos, conservas de palmito, tomate e maxixe, pães de abóbora e cacau, os alunos desta primeira aula assistiram às explicações sobre a história e características dos queijos brasileiros e ainda puderam degustar 9 variedades da iguaria.

O curso abordou conhecimentos teóricos que permearam a história do queijo, sua evolução, tipos e técnicas de fabricação até a legislação brasileira.

Na plateia, um público de formações múltiplas e anseios diversos: “Cresci nesse universo, família ligada à agropecuária, tínhamos queijo feito pelo meu pai, tudo preparado de modo simples e natural. E quero cada vez mais tentar aplicar esse retorno na minha vida”, comenta a advogada Cláudia de Almeida Prado. Já a executiva ligada ao mercado de luxo hoteleiro Melaine Amaro, que investiga terrenos para mudar de área e quer investir em algo ligada à gastronomia, viu no curso uma oportunidade ímpar. Já a chef Ieda de Matos, mesmo sendo uma profissional da área, motivou-se a ampliar e descobrir algo além do  universo que ela já conhece deste tema. “O resultado foi um aprendizado e tanto. Faço cozinha brasileira e, como tal, estava acostumada a usar só queijo coalho e o requeijão de corte. Já tive muitas ideias de inovações com o que aprendi. E estamos só na primeira aula”, conta ela, eufórica.

Aos interessados, ainda é possível participar do curso, que contará ainda com duas aulas, respectivamente nos dias 07 e 10 de maio. Em cada uma, o conteúdo é diferente e inclui aprender a fazer o próprio queijo. Os ingressos podem ser comprados pela plataforma Foodpass: https://www.foodpass.com.br. Vagas limitadas.