Lei foi sancionada pelo prefeito Bruno Covas na última terça-feira (25/6)

Rafaela Polo

Desde o começo do ano de 2019 a cidade de São Paulo já se movimentava para diminuir o uso de canudos plásticos, um dos grande poluentes do meio ambiente, em seus bares e restaurante. A lei foi finalmente sancionada na última terça-feira (25/6).

Assinado pelo prefeito Bruno Covas, o texto escrito pelo vereador Reginaldo Tripoli (PV) proíbe a comercialização e o fornecimento de canudos plásticos por estabelecimentos comerciais. Estão liberados outros tipos de canudos (biodegradáveis, de papel, comestível…). Quem não cumprir a decisão será primeiro advertido e depois multado em valores que começam em 1 mil reais. Depois da sexta autuação, quem descumprir a lei e pode ter seu estabelecimento fechado.

A partir de agora, a prefeitura tem 180 dias para determinar como a fiscalização e vistoria de tal decisão será feita na cidade.

Outras cidades brasileiras que já baniram os canudos de plástico são Rondonópolis (MT), Cataguases (MG), Montes Claros (MG), Cabedelo (AL), Conde (AL), Arraial do Cabo (RJ), Campo dos Goytacazes (RJ), Rio de Janeiro (RJ), Imbé (RS), Pelotas (RS), Santa Maria (RS), Imbituba (SC), Ilha de Porto Belo (SC) e São Francisco do Sul (SC).