Rendimento: 12 unidades
Tempo de Preparo: 1 h + preparo de véspera
Nível: Médio
INGREDIENTES
- 3 XÍCARAS (CHÁ) DE FEIJÃO-FRADINHO SEM CASCA
- 4 CEBOLAS GRANDES
- AZEITE DE DENDÊ, PARA FRITAR
- 1 XÍCARA (CHÁ) DE CAMARÃO-SECO OU A GOSTO
- SAL A GOSTO
VINAGRETE DE TOMATE VERDE
- 6 TOMATES VERDES SEM PELE E SEM SEMENTES EM CUBINHOS
- ½ CEBOLA GRANDE EM CUBINHOS
- ½ XÍCARA (CHÁ) DE AZEITE DE OLIVA EXTRAVIRGEM
- 2 COLHERES (SOPA) DE VINAGRE DE MAÇÃ OU SUCO DE LIMÃO
- ¼ MAÇO DE FOLHAS DE COENTRO PICADAS
- ¼ MAÇO DE TALO DE COENTRO PICADO
- SAL E PIMENTA-DO-REINO A GOSTO
VATAPÁ
- ½ KG DE PÃO FRANCÊS, DE FORMA OU OUTRO PÃO BRANCO AMANHECIDO
- ½ LITRO DE CALDO DE CAMARÃO OU ÁGUA
- ½ LITRO DE LEITE DE COCO
- ¾ XÍCARA (CHÁ) DE AZEITE DE DENDÊ
- ½ CEBOLA PICADA
- 1 DENTE DE ALHO PICADO
- 2 COLHERES (SOPA) DE GENGIBRE PICADO
- 1 TOMATE SEM PELE E SEM SEMENTES PICADO
- 1 PIMENTA-DEDO-DE-MOÇA SEM SEMENTES PICADA
- 1 XÍCARA (CHÁ) DE CAMARÃO SECO DESSALGADO
- 1 XÍCARA (CHÁ) DE CASTANHA-DE-CAJU TORRADA
- SAL A GOSTO
PREPARO
Deixe o feijão-fradinho de molho em água fria por pelo menos 12 horas. Escorra e bata no processador com a cebola e sal, até obter uma massa homogênea. Escorra em uma peneira, para retirar o excesso de líquido. Enquanto isso, prepare o vinagrete: junte o tomate, a cebola, o azeite e o vinagre. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Acrescente as ervas e misture bastante, para emulsionar o azeite e o vinagre.
Para o vatapá: hidrate o pão com metade do caldo e do leite de coco; aqueça o azeite de dendê e refogue a cebola, o alho, o gengibre, o tomate e a pimenta-dedo-de-moça. Junte o camarão seco, a castanha-de-caju, o pão amolecido, o caldo e o leite de coco restantes. Cozinhe em fogo baixo por 1 hora, ou até ficar pastoso. Bata no liquidificador e, se precisar ajustar a consistência, acrescente um pouco de leite.
Finalização
Aqueça o azeite de dendê em um tacho ou panela funda e frite colheradas da massa do acarajé. Quando os bolinhos estiverem dourados, retire e recheie com o camarão seco, vatapá, vinagrete e molho de pimenta.
Esmiuçando
Comida de santo por excelência, o acarajé é oferecido sem recheio aos orixás Xangô e Iansã nos rituais do candomblé. Chegou ao Brasil ainda no século 16, onde se combinou com o feijão-fradinho e o azeite de dendê, ganhando a forma dos bolinhos que até hoje preenchem os tabuleiros das baianas. Nas primeiras versões, o feijão era ralado na pedra. Servido com molho de pimenta, forma um trio perfeito com o vatapá, igualmente herdado dos africanos, e com o caruru, feito à base de quiabo.
-*Esta receita integra o livro Básico – Enciclopédia de Receitas do Brasil (Ed. Melhoramentos, 2017), à venda nas principais livrarias de todo o Brasil.