Rendimento: 6-8 porções
Tempo de Preparo: 2 horas
Nível: Difícil
INGREDIENTES
MASSA
- 1 KG DE FARINHA DE TRIGO,
- MAIS UM POUCO PARA POLVILHAR
- 6 OVOS SEPARADOS
- ½ COLHER (SOPA) DE SAL
PARA O RECHEIO
- 1 ABÓBORA-JAPONESA MÉDIA
- ½ CEBOLA PICADA
- 3 DENTES DE ALHO PICADOS
- 2 COLHERES (SOPA) DE MANTEIGA
- ¼ MAÇO DE CHEIRO-VERDE PICADO
- SAL E PIMENTA-DO-REINO A GOSTO
- 1 XÍCARA (CHÁ) DE QUEIJO COLONIAL OU PARMESÃO RALADO
PARA FINALIZAR
- 6 COLHERES (SOPA) DE MANTEIGA
- ½ XÍCARA (CHÁ) DE FOLHAS DE SÁLVIA
- QUEIJO COLONIAL OU PARMESÃO RALADO, PARA POLVILHAR
PREPARO
Para a massa, coloque a farinha na superfície de trabalho, abra um buraco no meio e junte as gemas e o sal. Acrescente ½ xícara (chá) de água, aos poucos, misturando até ficar macia, elástica e desgrudar das mãos (talvez não seja preciso adicionar todo o líquido). Cubra com um pano e deixe descansar por 30 minutos, fora da geladeira.
Para o recheio, asse a abóbora inteira no forno a 200°C por 35 a 40 minutos, até ficar bem macia. Abra, descarte as sementes e retire a polpa. Refogue a cebola e o alho na manteiga, junte a polpa de abóbora e tempere com um pouco de sal e pimenta-do-reino. Acrescente o cheiro verde e o queijo, misture e deixe esfriar.
Com um rolo de macarrão, abra a massa com 2 a 3 mm de espessura e corte em quadrados do mesmo tamanho. Coloque uma colherada da abóbora sobre metade dos quadrados e cubra com os outros pedaços de massa. Passe água nas bordas e aperte bem, para fechar.
Cozinhe os torteis em bastante água com sal. Em outra panela, aqueça a manteiga e junte a sálvia. Quando a massa subir à superfície da água, cozinhe por 1 minuto, retire e transfira para a panela com a manteiga. Faça isso com toda a massa enquanto acrescenta conchas da água do cozimento, mexendo até o molho ficar cremoso. Sirva com queijo ralado.
ESMIUÇANDO
Variação dos “tortelli” italianos, essa massa fresca em forma de pastel é presença quase obrigatória nas festas italianas da Serra Gaúcha e nos almoços de domingo da região.