Livros
Comida no Cotidiano
(Contexto, 2021)
Escrito pelo chef e pesquisador Max Jaques, para o Instituto Brasil a Gosto, este livro é um convite para se pensar a cozinha que compõe nosso cotidiano. Uma cozinha, portanto, brasileira – com as multiplicidades em suas raízes, histórias, ingredientes, técnicas e pratos, espalhados pelo nosso território ou carregados por seus emigrantes..
Básico – Enciclopédia de Receitas do Brasil
(Melhoramentos, 2017)
É o primeiro livro assinado pelo Instituto Brasil a Gosto. A obra se debruça sobre a nossas raízes para apresentar 512 receitas típicas dos quatro cantos do Brasil. Foi premiado pela Gourmand World Cookbook Awards na categoria Saúde e Nutrição.
Fermentação à Brasileira
(Melhoramentos, 2020)
De autoria de Fernando Goldenstein e Leonardo Andrade, dupla à frente da Cia dos Fermentados, é o primeiro livro com curadoria do Instituto Brasil a Gosto. Traz não só explicações teóricas sobre essa técnica ancestral, como também uma receitas de bebidas e comidas fermentadas nacionais ou feitas com ingredientes do nosso país.
Misture a Gosto – Glossário de ingredientes do Brasil
(Melhoramentos, 2015)
Apresenta um panorama da diversidade culinária nacional por meio de um glossário que mapeia 500 produtos – mais ou menos conhecidos – encontrados pelas diferentes regiões do país.
Cardápios do Brasil
(Senac, 2014)
Marca a trajetória dos oito anos de existência do restaurante Brasil a Gosto. Traz 47 receitas, textos sobre as experiências de viagem, 22 técnicas de produção de alimentos e um glossário ilustrado com 167 ingredientes.Também foi premiado no Gourmand World Cookbook Awards, como melhor livro de receita do ano, em 2014.
Brasil a Gosto
(Melhoramentos, 2005)
Retrata a cozinha brasileira por meio de elementos como o folclore, o artesanato e as lendas populares. Ganhou o prêmio de melhor livro de gastronomia na categoria fotografia, pelo Gourmand Cookbook Awards, em 2009.