- Este evento já passou.
CUIA – Curso de Imersão em Cultura e Cozinha Amazônica
21 de julho de 2018, 08:00 - 29 de julho de 2018, 19:00
R$3.700A região amazônica é detentora da maior biodiversidade do planeta e sua diversidade possui uma culinária dita “exótica” cujo sabor, cultura e modos de cocção são pouco conhecidos em outras partes do Brasil. As técnicas de elaboração dos alimentos mostram que a cozinha amazônica ainda conserva grande parte do ritual da cultura indígena e se utilizam muitos dos seus ingredientes, especialmente os peixes de água doce, frutas, mandioca e as pimentas.
O chefe paraense Paulo Martins, iniciou na década de 90, o trabalho de valorização desses tesouros escondidos a partir do Pará, apresentando à culinária e os ingredientes paraenses para brasileiros e estrangeiros. Ele disse que “tucupi e jambu são, sem sombra de dúvida, os sabores do século XXI”. E Paulo Martins estava certo, foi o precursor desse movimento pela valorização da cozinha amazônica.
Mas para alcançar mais pessoas é preciso transmitir o conhecimento sobre a cozinha amazônica, de forma sistematizada e aprofundada, mostrando como são produzidos os principais ingredientes da culinária, aprender com o pequeno produtor rural sobre os produtos da floresta, conhecer sobre a cultura, receber conhecimentos dos cozinheiros de raiz e dos chefes de cozinha de restaurantes locais.
Para se repassar os ensinamentos da culinária amazônica é preciso imergir no seu mundo e vivenciar cada segundo utilizando todos os sentidos.
Pensando em proporcionar para estudantes, cozinheiros, chefes de cozinha, professores de gastronomia e interessados em estudar a cozinha amazônica, o Instituto Paulo Martins, com a Consultoria de uma equipe multidisciplinar da Margot Botti Gastronomia e Cultura, está lançando CUIA – Culinária Imersiva Amazônica. Uma experiência de imersão, que reúne teoria, práticas culinárias, cultura e visitas técnicas, dividida em dois módulos de oito dias, em Belém/PA.
A primeira etapa, chamada de módulo TUCUPI, acontecerá entre os dias 21 a 29 de julho de 2018, das 8 às 19 horas, na sede do Instituto Paulo Martins em Belém – Pará e em várias comunidades na região metropolitana de Belém. A segunda etapa, ainda não tem data definitiva, mas está prevista para janeiro/2019.
O módulo TUCUPI, conta com a carga horária de 90 horas e terá a participação dos chefes de cozinha e pesquisadores: Daniela Martins, Joanna Martins, Ofir Oliveira, Paulo Anijar, Ilca Carmo, Felipe Gemaque, Bruno Ferreira, Artur Bestene, Suely Quinzani e Ana Alice Correa. E dos produtores da etnia Wai Wai (pimenta), De Mendes (chocolate), Senhor Bené (farinha de mandioca no paneiro) e pequenos produtores de mel de abelha nativa de Curuçá.
Neste módulo serão estudados desde a formação da cozinha brasileira; a formação da culinária amazônica; os ingredientes mais utilizados na cozinha amazônica como: mandioca e seus subprodutos, milho e feijões, pimentas e condimentos, cacau e cupuaçu, mel e frutas amazônicas, as pancs e os cogumelos; e muito mais.
O valor do investimento é de R$3.700,00 para pagamento à vista, podendo ser parcelado em até 18 x dependendo da bandeira do cartão.
Estão inclusos:
- Almoço e jantar durante os oito dias de imersão
- Apostila
- Avental
- Utensílios
- Insumos
- Visitas técnicas
- Transporte local.
Não está incluído:
- Passagem aérea para Belém
- Hospedagem
- Alimentação e transporte que não estiverem descritos na programação.
Fonte: Instituto Paulo Martins.