Projeto de propriedade coletiva focado na agricultura familiar irá comprar terras e arrendá-las para agricultores

Em 22 de março de 2021, foi lançado o FUA – Fundo Agroecológico, projeto de propriedade coletiva focado na agricultura familiar e orgânica que vai atuar por meio de financiamento coletivo para viabilizar a compra de terras para uso na agricultura justa. Gestado em parceria entre o Instituto Ibirapitanga, o Goethe-Institut e o FICA (fundo imobiliário de propriedade coletiva), tem como  objetivo adquirir propriedades rurais para garantir seu bom uso e conservação. 

O lançamento aconteceu com uma live, da qual participaram importantes parceiros, como a cozinheira Paola Carosella e os agricultores familiares Fátima Andrade e Juarez Sales. Clique aqui para assistir.

O FUA começa na Zona Sul de São Paulo com os agricultores de Parelheiros para ser expandido para outros territórios. As terras, adquiridas em nome de uma associação sem fins lucrativos, serão arrendadas aos agricultores, de modo que eles possam investir nelas com segurança e apostar em cultivos de longo prazo (como frutas), estruturas e criações, seguindo os princípios agroecológicos de produção que preservam o solo, a água e a saúde das pessoas.

Se o agricultor precisar deixar a terra por algum motivo,  ela volta para o Fundo para ser destinada a uma nova família que tenha condições de prosseguir dando bom uso à propriedade.

Para saber mais sobre o FUA, acesse o site e confira as formas de participar. Para se tornar um doador, acesse a página do FUA no Benfeitoria.