Com curadoria do Instituto Brasil a Gosto, Cozinheira & Brasileira apresenta mulheres de diferentes regiões do país que empreendem através de receitas típicas de seus estados
Por Bel Moherdaui
Foi com seu guisado de peito de boi que Maria da Conceição Melo, de 48 anos, conquistou o marido. Eles se conheceram ainda na infância, mas voltaram a se encontrar mais recentemente quando, então, ela preparou o prato que o fisgou para sempre. A receita é um dos carros chefes do cardápio que ela vende há mais de dez anos em seu Quentinhas da Cheff, em Recife. Já Poliana Rosa Madureira começou a empreender com seu macarrão na chapa, sucesso da comida de rua em Belo Horizonte. Junto com a irmã, Veridiana, ela toca o Macarrão das Meninas, que, a pedido dos clientes, ampliou o menu para o almoço e incluiu receitas tradicionais mineiras como o feijão tropeiro e a leitoa pururuca. Conceição e Poliana são duas das cozinheiras que têm sua história contada no projeto Cozinheira & Brasileira, produzido pelo Instituto Brasil a Gosto para a 99Food.
O objetivo é valorizar as raízes brasileiras e a comida local em cada cidade em que a plataforma de entregas atende. E, mais do que isso, jogar luz na história de mulheres que há anos lutam e empreendem pela comida – brasileira. Para tanto, foi lançado um site, que abriga um saboroso Caderno de Receitas regionais brasileiras, todas testadas, aprovadas, padronizadas e fotografadas pela equipe do Instituto Brasil a Gosto. Dele fazem parte o guisado de Conceição, o tropeiro de Poliana, assim como a vaca atolada da ex-radialista Luciene dos Santos e o pato no tucupi da manauara Sebastiana de Araújo, a Sabbá. Cada receita tem como acompanhamento principal a história da cozinheira que a prepara em seu restaurante. Vale a pena navegar e conhecê-las.
O projeto também é composto por uma websérie, cujo primeiro episódio já está no ar, no canal da 99Food no Youtube. Assista aqui. Novos episódios serão lançados em breve!