Idealizada e apresentada pela chef Ana Luiza Trajano, Por Trás do Prato traça paralelos entre o patrimônio alimentar brasileiro e o francês por meio de receitas e histórias

Por Bel Moherdaui

Você já ouviu falar no cassoulet? Já parou para pensar na semelhança entre ele e a feijoada brasileira? E na bouillabaisse e as moquecas baiana e capixaba? O pão de queijo e o gougère? Neste ano do Brasil na França e da França no Brasil, a chef Ana Luiza Trajano e o Instituto Brasil a Gosto convidam a uma viagem entre os dois países por meio da gastronomia, para conhecer histórias, ingredientes, saberes e afetos que unem esses dois países, justamente a partir de paralelos entre receitas das duas cozinhas.

Moqueca capixaba chef Juarez Campos

Idealizada e apresentada pela chef Ana Luiza Trajano, Por Trás do Prato é uma série documental original que apresenta o patrimônio alimentar brasileiro a partir de um paralelo com a cozinha francesa. Com estreia no GNT e Globoplay no dia 29 de agosto, a série é dividida em oito episódios. Cada um parte de preparos tradicionais nos dois países mas tem nos personagens seu fio condutor. Assim, o patrimônio alimentar brasileiro e o francês são abordados através do olhar e do fazer desses personagens, enfatizando a importância de tais saberes para suas vidas, comunidades, territórios e origens. 

Bouillabaisse La Vague D’Or

O objetivo da série é registrar e apresentar essas experiências e saberes dos dois países, em suas riquezas, semelhanças e também diferenças. Afinal, a comida é uma importante ferramenta para entender uma sociedade e nela intervir. E, se a França é conhecida como berço da gastronomia e, por essa condição, influenciou as cozinhas do mundo inteiro, a gastronomia brasileira, multicultural na sua gênese, se mostra tão única e autêntica quanto a francesa.

Esse projeto vem coroar a trajetória da chef Ana Luiza Trajano, que há mais de duas décadas pesquisa, registra e divulga a cozinha brasileira, primeiro com o premiado restaurante Brasil a Gosto, que funcionou por dez anos na capital paulista, e, em seguida, com o Instituto Brasil a Gosto, fundado por ela para seguir esse legado.

Produção Azeite de Dendê Solange Borges

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *