Em meio a essa lista, dá para escolher um preferido?

Letícia Rocha

Os bolos figuram como um importante agente cultural e histórico: no Brasil, por exemplo, os registros indicam que o primeiro bolo tivemos por aqui foi o pão-de-ló e teria vindo por meio dos portugueses (saiba mais aqui como o hábito de fazer e oferecer bolos começou no Brasil). É também aquele tipo de preparo que carrega muita coisa: receitas de família, carinho, memórias. Confira uma seleção de 10 receitas de bolos que são muito representativas na cozinha brasileira:

bolo-cremoso-de-milho

Bolo cremoso de milho-verde

Um ícone dos festejos juninos e da temporada de inverno, que coincide com a alta da safra do milho no país.

bolo-de-banana

Bolo de banana

Prático e delicioso jeito de aproveitar essa que é a fruta que faz parte do cotidiano do brasileiro, pelos quatro cantos do país.

Bolo de laranja

Outro belo representante que a simplicidade é algo cativante e que explora mais uma fruta que é comum nos nossos lares.

bolo-de-cenoura-com-cobertura-de-chocolate

Bolo de cenoura com cobertura de chocolate

O encontro do legume com o cacau, que virou um daqueles casamentos perfeitos e paixão nacional.

Bolo de fubá

Dos mais simples quando o assunto é ingredientes e preparo, é também um dos mais representativos da culinária brasileira.

Bolo de noiva

Feito a base de frutas secas, vinho, chocolate, essa encorpada receita é símbolo da cultura de Pernambuco e item obrigatório nos casamentos no Estado.

bolo de rolo

Bolo de rolo

Mais um grande representante da gastronomia pernambucana. E um grande orgulho para os locais, que fazem questão de relembrar que não se trata de um rocambole, já que as fatias devem ser tão finíssimas, tanto da massa quanto do recheio de goiaba molinha.

Bolo formigueiro

Clássico que traz chocolate granulado entremeado na massa branca daquelas bem básicas e que marcou infância, festinhas e aniversários de muita gente nas décadas de 80 e início dos anos 90.

Bolo gelado de coco

Muito comum em festa de criança na década de 1990, sua melhor versão é bem molhadinha e servida gelada.

bolo-puba

Bolo Puba

A massa desse bolo é extraída da mandioca, um ingrediente muito comum e popular no Brasil. Logo, ele é cheio de potencial para ser uma delícia com toque brasileiro.