Bem temperados e com sustância, esses pratos merecem entrar na rotina mesmo de quem não tem intolerância

Rafaela Polo

Se quando pensa em receitas sem glúten, você só imagina pratos sem graça e sem sabor, prepare-se para rever suas ideias. Saiba que a culinária brasileira é riquíssimas em composições deliciosas que não contêm glúten. Conheça algumas delas:

arroz-doce
Arroz Doce

Você nunca imaginaria que uma receita com arroz branco, leite integral, açúcar, manteiga e ovos fosse livre de glúten, mas ela é. O sucesso das Festas Juninas pode, sim, ser uma mais presente em sua cozinha, se você precisou cortar esse componente.

bobo-de-camarao

Bobó de camarão

O nome já dá uma dica sobre a ausência de glúten. A palavra “bobó”, de origem fon (um dos idiomas falados no Benim), diz respeito ao creme feito inicialmente de inhame, mandioca ou fruta-pão. Símbolo da culinária baiana, a mistura bem temperada com leite de coco e azeite de dendê é uma boa pedida para os celíacos.

Brigadeirão

Doce sem glúten? Temos! Um dos queridinhos dos brasileiros, essa espécie de pudim de brigadeiro leva leite, ovos, açúcar, baunilha e chocolate.

Buchada de Bode

Esse prato esquenta, pode demorar até 5 horas para ficar pronto, mas entre os seus 16 ingredientes (que inclui víscera de bode, limão, pimentão, vinagre, hortelã, coloral, farinha de mandioca… ) não há nada com glúten.


Leitoa Pururuca

“Foi por causa dessa receita que eu  quis aprender a cozinhar. Quando Dona Altina preparava a leitoa para a ceia, os mais velhos se serviam primeiro. Só depois vinham as crianças e, na minha vez, eu ficava apenas com a carne, pois a pele pururuca que eu tanto adorava já tinha acabado. Quando comecei a cozinhar, portanto, me dei o direito de tirar umas lasquinhas assim que a pele pururucava”, diz Ana Luiza. E, se você não pode consumir glúten, pode tirar umas lasquinhas à vontade.

Moqueca Capixaba

Uma boa moqueca leva peixe, limão, azeite, urucum, cebola, alho, tomate, coentro, cebolinha, sal, pimenta e… nada de glúten. O prato tradicional do Espírito Santo merece um espaço no cardápio da sua casa.