Ponto alto foi depoimento emocionado da chef Janaína Rueda sobre o fim do seu trabalho pela merenda escolar no Estado de São Paulo

Rafaela Polo

Aconteceu, hoje (19/3), em São Paulo, o Food Female, encontro de mulheres do setor da gastronomia, para criar debates, conversas e discussões pertinentes ao universo da alimentação. Subiram ao palco nutricionistas, política, chefs, sommeliers, educadoras, empreendedoras, comunicadoras, lideranças de projetos sociais… Entre muitas propostas e convites a pensar, esteve o depoimento emocionado da chef Janaina Rueda sobre o fim abrupto de seu projeto “Cozinheiros Pela Educação”, de reformulação da merenda escolar e capacitação de merendeiras do Estado de São Paulo. Em breve, matéria completa no nosso site.


Histórias, experiências e trocas enriquecedoras marcaram a segunda edição do Food Female, encontro de mulheres do setor da gastronomia recheado de conversas e debates inspiradores que aconteceu na última terça-feira (19/3) em São Paulo.

O dia começou com pesquisas sobre a terra com a presença de Keilla Malvezzi, do Feira Viva, da agrônoma e pesquisadora Sandra Maria e da nutricionista Valéria Paschoal. Valéria exibiu sua pesquisa sobre ingredientes brasileiros ricos em nutrientes, caso do ora pró nobis (que tem mais proteínas que a quinoa) e a chaya (que tem mais antioxidante que o badalado açaí).


O segundo painel abordou projetos sustentáveis e teve a presença de Daniela Leite, da Ong Comida Invisível (que luta pela diminuição do desperdício de alimentos; da chef Lis Cereja, do restaurante Enoteca Saint Vinsaint (que é sustentável e usa apenas insumos orgânicos), e a jornalista Claudia Visoni, deputada da Bancada Ativista. “Gastronomia e nutrição, por muito tempo, foram frentes que brigaram, como clãs completamente distintos. Só nos últimos anos tivemos uma aproximação desses dois mundos”, celebrou Lis.


Falou-se também de um assunto muito importante entre as mulheres: a aceitação. Em um painel sobre nutrição comportamental, as nutricionistas Manoela Figueiredo e Marle Alvarenga, juntamente com a jornalista e professora Helena Jacob, comentaram os efeitos da pressão por corpos perfeitos para a alimentação — transtornos alimentares. “O conhecimento liberta e ajuda muito. Mas não nos liberta da imagem que os outros criam”, disse Helena. A ideia do corpo perfeito, os mitos de qualidade e segurança do alimento foram abordados em uma conversa muito direta.

Um dos momentos mais marcantes e emocionantes do dia foi a conversa sobre educação com Rosa Moraes (do grupo Laureate de universidades); a chef Janaína Rueda (do Bar da Dona Onça); a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Aline Cardoso; e a educadora Adélia Rodrigues (sócia da Gastronomia Periférica). Janaína chorou ao contar sobre o fim repentino de seu trabalho a frente do projeto “Cozinheiros Pela Educação”. “Não achei que qualquer pessoa tivesse coragem de acabar com um projeto de sucesso e tão honesto por ego e poder”, lamentou a chef. Seu apelo foi ouvido com atenção pela secretária municipal, que fez questão de se prontificar a fazer chegar ao governador de São Paulo uma reclamação sobre o fim do projeto – no que foi aplaudida pelo público.

Passaram também pelo palco a sommelier Gabriela Monteleone (que já deu curso no Instituto Brasil a Gosto, assista ao vídeo); Patrícia Durães, diretora de operações do Clandestino Restaurante (e uma das integrantes da nossa Expedição pelo Quilombo de Ivaporunduva), e Valéria Gonçalves, do Giulietta Restaurante (que já trabalhou no restaurante Brasil a Gosto) para falar sobre novos formatos de serviço. Na última mesa, a empresária Patrícia Abbondanza, do Food Lab; a confeiteira Camila Dutra, da escola Feito com Amor; e a jornalista Helena Mattar falaram sobre novos formatos de negócios na gastronomia.

Foi, sem dúvidas, um dia cheio de conhecimentos.