Terceira edição do evento aconteceu em São Paulo e reuniu grandes nomes do universo alimentício

Rafaela Polo

Para muitos, comer é só uma atividade do cotidiano. Para outros, um estilo de vida, fonte de renda e ferramenta para mudar o mundo. E foi esse segundo grupo que se reuniu para um dia intenso de palestras e debates no Food Forum 2019.

Com o tema Elos, o evento deste ano trouxe ao palco pessoas como o engenheiro carioca Hamilton Santos, criador do Instituto Saladorama, que contou sua trajetória para oferecer uma alimentação saudável à comunidade de São Gonçalo (RJ); a chef Janaína Rueda relembrou sua carreira e falou sobre a questão problemática que as merendas escolares vivem hoje; Rafael Brito Pereira, da Slow Food Bakery (RJ), apontou a diferença que faz preparar a própria comida; e a jornalista Maria Canabal trouxe uma discussão riquíssima sobre desigualdade de gênero na cozinha.

Isis Medeiros @isismedeiros_photo e Tuane Fernandes @tuanefernandess

Se no ano passado a chef Ana Luiza Trajano fez sucesso com sua apresentação sobre a mandioca (e a distribuição de biscoitos de polvilho variados), neste o Instituto Brasil a Gosto esteve presente não só fazendo a cobertura completa do evento, como também na apresentação de um vídeo e na reportagem sobre a chef e fundadora do Instituto na revista do evento.

ana luiza trajano revista food forum 2019

Entre os 22 palestrantes também vale destacar a apresentação da barista Isabela Raposeiras, que fez uma fala emocionante sobre a valorização dos produtores de café; a dupla João Peres e Moriti Neto, que fez uma criativa discussão sobre os benefícios e malefícios da industrialização; o chileno Matias Muchnicks, criador da NotCo, empresa que elabora e vende  produtos plant based (como a já badalada Not Mayo, uma maionese vegana); e Pierre Slamich, francês que criou uma espécie de wikipedia das comidas, em formato de aplicativo (com índice de industrialização e ingredientes de cada um deles). O evento foi encerrado com uma provocação da jornalista e bartender – e parceira do Instituto Brasil a Gosto – Néli Pereira: “A que vocês andam brindando? Por que a gente anda brindando alheio ao que é nosso?”. Sim, precisamos valorizar os drinques e os insumos brasileiros.

Foram papos muito enriquecedores e discussões bastante pertinentes. Quando falamos de comida é importante pensar desde o bem-estar dos animais à produção sustentável dos legumes e frutas. E o Food Forum merece reconhecimento por tornar possível todas essas conversas.

Isis Medeiros @isismedeiros_photo e Tuane Fernandes @tuanefernandess