A iniciativa faz parte do trabalho de formatura dos alunos do curso de auxiliar de cozinha
Rafaela Polo
Qual a melhor maneira de testar seus conhecimentos na cozinha? Cozinhando, é claro. Por isso, o curso de formação de auxiliares de cozinha do Gastronomia Periférica, negócio social que oferece aulas de culinária gratuitas para alunos da periferia de São Paulo (Max Jaques, o chef pesquisador do Instituto Brasil a Gosto, também deu aulas), resolveu transformar o trabalho de conclusão de curso da turma do primeiro semestre deste ano em uma experiência da vida real: abrindo um restaurante pop-up durante neste final de semana.
No sábado e domingo (20 e 30 de junho), o projeto abrirá um restaurante em seu espaço Base Cozinha Compartilhada para servir refeições bem brasileiras: no primeiro almoço, feijoada, à noite um menu degustação de seis tempos, do livro “Por que Criei a Gastronomia Periférica”, do chef Edson Leite, e domingo, rabada com agrião e uma sobremesa.
Veja o cardápio do menu degustação:
Entrada
Caldo de feijão com farofa de bacon
Caldo de mandioca e crocante de cebola
Salada de rúcula e cogumelo
Pratos principais
Frango ao curry
Pernil com taioba
Sobremesa
Torta de ricota e maracujá
Três chocolates
Os cozinheiros são alunos de culinária do Gastronomia Periférica há seis meses. Após essa etapa, eles passam a se dedicar ao curso de formação para cozinheiro, abrindo espaço e oportunidade no mercado de trabalho.
O valor do almoço é de 50 reais e o jantar sairá por 150 reais. Para participar, basta mandar e-mail para gastronomiaperiferica@gmail.com reservando seu lugar!
Base Cozinha Compartilhada
Rua Dr. Ferreira Lopes, 584, Santo Amaro, São Paulo, SP.