Rendimento: 8 porções
Tempo de Preparo: 1 hora e 20 minutos
Nível: Fácil
INGREDIENTES
- 1 XÍCARA (CHÁ) CHEIA DE CAMARÃO SECO GRAÚDO
- 2 LITROS DE TUCUPI
- 3 DENTES DE ALHO PICADOS
- PIMENTA-DE-CHEIRO DO PARÁ A GOSTO
- ½ MAÇO DE FOLHAS DE CHICÓRIA
- 1 PITADA DE SAL
- ½ MAÇO DE FOLHAS DE JAMBU
- ½ XÍCARA (CHÁ) DE POLVILHO
- AZEDO OU GOMA DE MANDIOCA
PREPARO
Limpe os camarões, arrancando as cabeças e as patinhas. Afervente em água quente, trocando o líquido três vezes e guardando 1 litro de água da última leva. Aqueça o tucupi em fogo médio com o alho, a pimenta-de-cheiro, a chicória, o camarão e o sal; tampe e cozinhe por 30 minutos. Enquanto isso, cozinhe as folhas de jambu até ficarem macias; reserve. Aqueça o líquido do cozimento do camarão. Quando começar a ferver, acrescente o polvilho e cozinhe por 5 minutos, mexendo sempre para não empelotar. Junte o jambu ao tucupi, cozinhe por alguns minutos e sirva o caldo com a goma em uma cuia.
ESMIUÇANDO
No Norte, o tacacá costuma ser vendido em barraquinhas nas ruas e tomado nos fins de tarde: das 17h às 18h, é hora do tacacá! Um dos pratos que mais simbolizam a região amazônica vem da “mani poi”, antiga sopa preparada por índios do Pará e registrada por Câmara Cascudo. O que varia é a qualidade da goma e a quantidade do camarão e do jambu.
* Esta receita integra o livro Básico – Enciclopédia de Receitas do Brasil (Ed. Melhoramentos, 2017), à venda nas principais livrarias de todo o Brasil.