Eles foram criados no começo do século passado e têm muita história para contar.

Rafaela Polo

Qual o refrigerante mais brasileiro de todos? Guaraná, é claro. Na falta de um, a fruta deu origem a três refrescos típicos do país. Abaixo, contamos um pouco mais da história dos três: o Guaraná (convencional), o Guaraná Jesus e a Tubaína. 

Guaraná

A fruta típica da América do Sul deu origem a um dos refrigerantes brasileiros mais famosos, inclusive internacionalmente. Sua primeira versão nasceu em 1906, mas foi só em 1921 que uma receita mais doce e com o cheiro semelhante ao da fruta surgiu. Seu nome na época foi Guaraná Champagne Antarctica. Hoje é possível encontrar versões de guaraná em diversas marcas. 

Guaraná Jesus

O Guaraná Jesus nasceu no Maranhão e ganhou distribuição nacional depois que foi comprado pela Coca-Cola Company, em 2001. Feito com extrato de guaraná e água gaseificada, tem um tom rosa claro característico e é uma bebida “docinha com um toque de cravo e canela”. Sua receita foi criada em 1927 pelo farmacêutico Jesus Norberto Gomes. É à assinatura dele que o logo faz referência. A embalagem mais recente, criada em 2008, foi escolhida por voto popular e traz ainda inspiração dos azulejos coloniais portugueses de São Luís. 

Tubaína

Inspirada no refrigerante de guaraná convencional, a primeira versão dessa bebida teria surgido em Piracicaba, interior do estado de São Paulo. Há controvérsias sobre sua autoria, mas algumas fontes apontam para José Miguel de Andrade, dono de uma fábrica de licores e vinagres. Sua fórmula geralmente consiste em uma bebida à base de guaraná acrescida de extrato de frutas mistas ou tutti-frutti.