O arroz ficou salgado demais? O pudim quebrou? O bolo virou uma sola? Nossa colunista, Bettina Orrico, ensina como dar um jeito em tudo isso

Autor: Letícia Rocha

Ser um expert na cozinha não quer dizer cozinhar à perfeição. Mas é também saber salvar uma receita que desandou, transformar um prato que não deu certo. Quem entende muito dessa arte é nossa colunista, Bettina Orrico. Ela conta aqui como solucionou uma série de imprevistos no fogão e aproveita para compartilhar seus truques:

1. Pudim quebrado

Na hora de tirar da forma ele quebrou? Sem pânico! Separe a calda e coloque o pudim em uma tigela. Bata tudo, energicamente, até ficar um creme liso e macio. Sirva em uma travessa grande ou, individualmente, em taças. Finalize com a calda e com o que tiver fácil em casa: fruta seca ou em calda, chantilly, pé de moleque triturado, castanhas.

Confira uma receita de pudim de leite 

2. Biscoito assou demais

Ficou duro? Processe-o bem com um pouco de manteiga derretida, até formar uma farinha. Com ela, forre uma assadeira de fundo removível. Aperte bem e leve ao forno preaquecido até dourar. Cubra com cremes gelados: pode ser um básico creme de confeiteiro ou de frutas com leite condensado, como limão ou maracujá. Não precisa levar ao forno de novo. Só deixe gelar um pouco antes de servir. Essa farofinha de biscoito também pode ir para um pote e virar um coringa para servir com salada de frutas, sorvetes, pavês.

3. Bolo quebrou

Se quebrou ao desenformar, coloque os pedaços em uma forma redonda baixa. Comprima bem com as mãos e leve à geladeira. Deixe por duas horas. Depois, cubra com chocolate derretido.

4. Bolo virou uma sola

O bolo assou além da conta e ficou denso, pesado. Para salvar, faça furinhos e regue com uma calda de frutas bem simples, que pode ser feita com suco de laranja ou de morango. Depois, cubra com chantilly. Também acontece de você perceber, no meio do preparo, que faltou bicarbonato de sódio. Substitua-o pelo dobro da quantidade de fermento em pó.

5. Arroz salgado demais

Coloque-o em uma peneira e lave bem em água corrente. Enxugue com um pano de prato limpo. Prove e, se preciso, repita o processo. Depois, coloque na panela de novo e comece o processo novamente, fazendo o refogado. O processo também funciona para feijão (ou feijoada) salgado demais.

Como fazer uma feijoada perfeito

6. Ensopadinho ralo

Seja de carne ou de legumes, tem solução. Dissolva o amido de milho ou polvilho em um pouquinho de água e vá juntando esse ‘creme’ na panela, pouco a pouco, tomando cuidado para não empelotar.

7. Carne brancas secas demais

Cozinhou ou assou muito o peixinho ou o frango? Ou tem na geladeira aquelas sobras de galeto e quer reaproveitar? Faça uma mousse salgada: bata tudo no processador, tempere com ervas e mostarda. Junte creme de leite ou maionese, deixe ficar na consistência de pasta e adicione 1 envelope de gelatina sem sabor. Coloque em uma forma e leve para gelar.

8. Abóbora cozinhou muito

Seja moranga ou cabotiá, se cozinha demais fica úmida. Já aconteceu na sua casa? Bata até ficar um purê bem fino e use como recheio de massas ou congele e deixe para agregar sabor em um purê ou sopa de legumes.  

Aprenda a fazer tortéi de moranga

9. Leite talhou

Na hora de ferver o leite, ele coagulou? Não jogue fora: use o soro do leite como uma espécie de ‘butter milk’. Ingrediente muito comum nos Estados Unidos, é um líquido com pouca gordura gerado na produção de manteiga. Aqui ele é chamado de leitelho, mas não é comercializado. Esse butter milk reage muito bem com fermento em pó e por isso, é um trunfo para dar leveza em receitas de bolos, pães, tortas, panquecas, no lugar do leite ou creme de leite.