Rendimento: 1 bolo grande
Tempo de Preparo: 1h30min
Nível: Difícil
INGREDIENTES
- 1 XÍCARA (CHÁ) DE AÇÚCAR
- 2 XÍCARAS (CHÁ) DE MANTEIGA SEM SAL
- 1 COLHER (CHÁ) DE SAL
- 1 KG DE MASSA PUBA
- 16 GEMAS
- 3 XÍCARAS (CHÁ) DE LEITE DE COCO
PREPARO
Faça uma calda com o açúcar e 2 xícaras (chá) de água até atingir ponto de fio. Tire do fogo, adicione a manteiga e o sal e deixe esfriar. Reserve. Misture a massa puba com as gemas peneiradas e o leite de coco. Adicione a calda a essa massa e misture até homogeneizar. Passe a massa em uma peneira fina por três vezes. Coloque a massa em uma forma untada e asse em banho-maria por 40 minutos, até dourar um pouco.
ESMIUÇANDO
No livro Açúcar, o sociólogo Gilberto Freyre conta uma passagem curiosa sobre um dos bolos mais famosos do país. “Consegui várias receitas desse manjar, mas todas se contradizem, a ponto de me fazerem duvidar da existência de um bolo Souza Leão ortodoxo. Consegui-as quase como quem violasse segredos maçônicos.” De fato, a receita do bolo que surgiu entre a família Souza Leão no Pernambuco da cana-de-açúcar variava em detalhes conforme o engenho onde era preparada.
* Esta receita integra o livro Básico – Enciclopédia de Receitas do Brasil (Ed. Melhoramentos, 2017), à venda nas principais livrarias de todo o Brasil.